domingo, 22 de junho de 2008

Ataques violentos contra imigrantes na África do Sul

Quarta-feira, 28 de Maio de 2008
Ataques violentos contra imigrantes na África do Sul


Foram mortas pelo menos 32 pessoas em ataques violentos contra imigrantes na África do Sul. É referido que mais de 6000 pessoas procuraram abrigo em esquadras de polícia e igrejas.


Um homem foi queimado vivo e outros foram baleados, espancados e esfaqueados com machetes. Foram pilhadas e incendiadas lojas e habitações nas zonas operárias à volta de Joanesburgo, que é o centro financeiro da África do Sul.


Os ataques começaram há uma semana nas townships [bairros criados no tempo da segregação racial que eram destinados apenas aos 'não-brancos'] de Alexandra, no norte de Joanesburgo, e de Diepsloot, a sudoeste da cidade. Daí espalhou-se para Zandspruit, Tembisa, Primrose, Reiger Park e Thokoza.


A violência não chegou às primeiras páginas da imprensa estrangeira até ela se ter chegado até à zona de negócios, no centro da cidade, o que aconteceu no fim-de-semana. Aconteceram escaramuças junto à Igreja Central Metodista da Rua Pritchard, que se tornou casa para cerca de 1000 migrantes na sua maioria zimbabueanos.
(...)


Texto de Ann Talbot publicado a 21 de Maio de 2008 no World Socialist Web Site. Tradução de Alexandre Leite.

Nenhum comentário: