domingo, 22 de junho de 2008

Exército de reserva

Racismo quebra equilíbrio social na África, Itália e Israel

(...)
Exército de reserva


Na verdade, as manifestações racistas e xenofobas são o elemento determinante para iludir os setores pobres, apresentando o imigrante estrangeiro como o inimigo central. Desta forma, os governos evitam, com facilidade, o debate sobre o modelo de exploração da sociedade neoliberal e os motivos que colocam os trabalhadores pobres e desempregados nacionais contra os imigrantes, também pobres e desempregados.

Na verdade, o cerne do conflito é a redução do custo do trabalho no âmbito da globalização industrial. Por isso, o modelo neoliberal otimizou, do ponto de vista institucional os fluxos migratórios (oficial e clandestino) para rebaixar o custo de trabalho da mão-de-obra empregada e, assim, rentabilizar o crescimento industrial dos paises centrais e de alguns emergentes, como a África do Sul.
(...)

Por outro lado, o regime de exploração e o isolamento sócio-cultural faz com que grande parte dos trabalhadores imigrantes passem a ignorar os parâmetros sindicais, rompendo com a unidade de luta dos trabalhadores.
(...)

De fato, nos últimos anos, a principal tônica editorial de muitos tablóides populares europeus é a seguinte: ”Sem os imigrante, não haveria violência e degradação em nossas cidades!!!”.
(...)

www.portalpopular.org.br
Achille Lollo

Nenhum comentário: