domingo, 22 de junho de 2008

ESQUINA DE MUNDOS – Fronteiras Subjetivas

03 de Maio de 2008
ESQUINA DE MUNDOS – Fronteiras Subjetivas
Frente 3 de Fevereiro / Goethe Institut

A Frente 3 de Fevereiro pretende criar uma obra expositiva e uma apresentação audiovisual, através da troca e a reflexão de um território subjetivo, unindo três distintas realidades em três diferentes continentes: América Latina, África e Europa, simbolizados por três importantes metrópoles: São Paulo (Brasil); Berlim (Alemanha); e Johannesburg (África do Sul).


O grupo investigará dois níveis de relação política nestes diferentes lugares: a micro-política com a análise das particularidades da estrutura de cada cidade; e a macro-política com o olhar para as relações entre os três países.


Uma mesma ferramenta-conteúdo servirá, nos três lugares, como ponto de partida para uma análise das particularidades de cada contexto: o carro-catador.
Um receptáculo aberto, que pode ser preenchido pelas necessidades colocadas em cada cidade. Este ícone, em si, representa uma intervenção fora de seu contexto. Cultura popular, mercado informal, improviso, nomadismo marcam esta maneira de construir e negociar (informações, valores, produtos, identidades, etc.).

A circulação entre os territórios funciona como fator de ligação entre três cidades distintas; entre áreas diversas dentro de uma mesma cidade, potencializando o reconhecimento de geografias e arquiteturas de exclusão.

Nenhum comentário: